Belém – A terça-feira (18) chega com uma programação diversa e potente na Central da COP, unindo arte, ciência e juventude. O dia começa com a oficina Amazônia Insurgente, que propõe uma criação coletiva inspirada em identidade e pertencimento amazônico. À tarde, o ABC do Clima discute como nos adaptar ao novo clima, enquanto especialistas abordam o “Piroceno” e o risco de ponto de não retorno na roda de conversa Fogo na Floresta. A programação também traz contação de histórias com o Papos Cuida, uma performance poética no Teatro Waldemar Henrique e, à noite, a COPa Paraense de Rimas, que conecta freestyle, juventude periférica e debates socioambientais.
As atividades são gratuitas e abertas ao público, com exceção do cursinho ABC do Clima, que é mediante inscrição — as vagas já estão preenchidas, mas quem estiver por lá pode entrar caso haja desistências. Quem passar pelo ICA também poderá retirar o passaporte da Central da COP e garantir carimbos.
Acesse a programação completa até dia 21 de novembro aqui.
Endereço: Praça da República, Av. Presidente Vargas, 645, Campina, Belém – PA
OFICINAS
Amazônia Insurgente: Arte, Decolonialidade e Preservação
A oficina propõe criação coletiva em artes visuais, estimulando reflexões sobre identidade, pertencimento, meio ambiente e cultura amazônida. Os participantes produzem obras individuais e coletivas inspiradas em suas vivências, valorizando a arte periférica de Belém e promovendo criatividade, resistência e transformação social.
Convidadas(os): Leonardo Amadeu Brito Santos, Ana Lúcia Ribeiro e Cássia Morais Santos
Horário: 13:30
Onde: Teatro Waldemar Henrique
Cidades e clima
Uma oficina sobre corpos-territórios que falam de resistência e o que as periferias urbanas têm a dizer sobre justiça climática.
Convidada: Kelly Komatsu Agopyan
Horário: 19:00
Onde: ICA
ABC DO CLIMA
Como se adaptar ao novo clima
Aprenda o que é adaptação climática e como ela vem sendo — e deve ser — feita em diferentes contextos.
As vagas já estão preenchidas, mas quem estiver por perto pode entrar caso haja desistências.
Convidadas(os): Suely Araújo e Mateus Fernandes
Horário: 14:00
Onde: ICA
RODAS DE CONVERSA
Fogo na floresta
Uma roda de conversa entre cientistas e representantes de populações tradicionais sobre o Piroceno e o risco de a Amazônia atingir o ponto de não retorno, discutindo como incêndios, desmatamento e clima afetam o bioma e apresentando soluções baseadas na ciência e no manejo do fogo.
Convidadas(os): Ane Alencar, Erika Berenguer, Joice Ferreira, Paulo Brando e Marcia Macedo
Horário: 15:00
Onde: ICA
Clima nos filmes
Bate-papo sobre uma pesquisa a respeito da presença de narrativas climáticas e ambientais em 33 filmes brasileiros.
Convidadas(os): Fabiane Leite, Thais Olivier, Gisele Mirabai, Carmiel Banasky e Samuel Rubin
Horário: 18:00
Onde: ICA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS!
Papos Cuida!
O Papos Cuida é uma roda de contação de histórias inspiradora, conduzida por jovens e mulheres da Amazônia Legal, que compartilham vivências e lutas por justiça climática.
Convidado: Adriano Maneo
Horário: 16:00
Onde: ICA
PERFORMANCE
Entre Águas, Palavras, Rios e Partilhas
O espetáculo realiza uma travessia poética e performática pelo imaginário amazônico, com a palavra como fio condutor oral, escrita e declamada para refletir sobre cultura, natureza e mudanças climáticas.
Convidados: Geovane Belo e Daniel da Rocha Leite
Horário: 18:30
Onde: Teatro Waldemar Henrique
ESPETÁCULO MUSICAL
COPa Paraense de Rimas
Uma batalha de rimas que une juventude, arte e consciência socioambiental. MCs improvisam versos sobre clima, sustentabilidade e Amazônia, usando o freestyle como ferramenta criativa e pedagógica para aproximar o público das discussões sobre mudanças climáticas e valorizar o protagonismo da juventude periférica.
Convidada: Batalha de São Brás
Horário: 20:00
Onde: Teatro Waldemar Henrique