Com espetáculos, performances e exposições que abordam a crise climática, o Teatro Waldemar Henrique e o Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA) recebem, entre 10 e 21 de novembro, a programação cultural da Central da COP, que acontece em paralelo à COP30. 

O Teatro Waldemar Henrique será o palco da abertura e de grande parte das atividades culturais selecionadas pelo edital. O espaço vai reunir peças teatrais, performances, espetáculos musicais e oficinas inspirados na relação entre arte e meio ambiente. A programação do teatro foi definida a partir de um edital lançado pelo Observatório do Clima, que selecionou propostas artísticas e culturais de artistas e coletivos da Amazônia Legal.

A programação ocorrerá entre 10 e 21 de novembro, em paralelo à COP30

Já no Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA), a programação, feita principalmente por integrantes das ONGs que fazem parte do Observatório do Clima, combina debates, aulas e exibições de filmes em torno dos desafios climáticos contemporâneos. Entre os destaques estão as sessões do “ABC do Clima” (inscreva-se aqui), série de aulas diárias voltadas a quem busca compreender sobre mudanças climáticas e tirar dúvidas sobre o tema com especialistas. O espaço também receberá o lançamento do livro “Transformações do tempo e políticas climáticas dos povos indígenas”, escrito por Sineia do Vale, cientista indígena, co-presidente do Caucus Indígena.

No dia 18 de novembro, a Praça da República, onde estão localizados o teatro Waldemar Henrique e o ICA, será ocupada por uma feira educativa que reunirá estudantes de cerca de 30 escolas da rede estadual do Pará, que vão apresentar projetos e experiências sobre educação ambiental e climática.

Durante toda a COP30, o Instituto abrigará o balcão de Informações da Central da COP, um espaço de acolhimento e orientação ao público. No local, visitantes poderão consultar materiais sobre a conferência, assistir a vídeos explicativos, conferir uma linha do tempo das COPs e retirar gratuitamente o passaporte Central da COP.

O Passaporte Central da COP é uma campanha interativa criada pelo Observatório do Clima para estimular a circulação e o engajamento do público durante a COP em Belém. O visitante pode utilizá-lo para registrar suas visitas aos diferentes espaços e casas parceiras espalhadas pela cidade. Em cada local visitado a pessoa poderá carimbar o passaporte. Ao acumular carimbos, pode trocá-los por brindes . O passaporte tem um mapa ilustrado pelo desenhista paraense Claubert Amador.

A programação detalhada está disponível aqui.