A programação de hoje (19) na Central da COP traz uma tarde cheia de atrações para públicos de todas as idades. No ICA, o ABC do Clima discute quem deve pagar a conta da crise climática, a oficina de comunicação socioambiental oferece estratégias para organizações e ativistas, uma roda de conversa destaca a adaptação climática nos territórios e um documentário protagonizado por mulheres indígenas será lançado.

O Teatro Waldemar Henrique recebe uma peça infantil que trata do clima e da Amazônia de forma lúdica e começa a noite com o espetáculo musical Despertar das lendas, que celebra a força da cultura popular amazônica.

As atividades são gratuitas e abertas ao público, com exceção do cursinho ABC do Clima, que é mediante inscrição — as vagas já estão preenchidas, mas quem estiver por lá pode entrar caso haja desistências. Quem passar pelo ICA também poderá retirar o passaporte da Central da COP e garantir carimbos.

Acesse a programação completa até dia 21 de novembro aqui.

Endereço: Praça da República, Av. Presidente Vargas, 645, Campina, Belém – PA

ABC do Clima

Quem vai pagar a conta

Aprenda o que é financiamento climático e quem deve ser responsável pelo pagamento das consequências das mudanças climáticas. 

As vagas já estão preenchidas, mas quem estiver por perto pode entrar caso haja desistências.

Convidadas: Adriana Pinheiro e Alessandra Cardoso

Horário: 14:00

Onde: ICA

PEÇAS DE TEATRO

A árvore e o rato

O espetáculo infantil explora a relação entre natureza e ações humanas, abordando a crise climática de forma lúdica. A narrativa acompanha uma árvore e um rato, destacando interdependência, preservação ambiental e escolhas conscientes, com linguagem poética e visual que convida crianças a refletir sobre o cuidado com o planeta.

Convidadas(os): Rose Tuñas e Breno Viana

Horário: 14:00 

Onde: Teatro Waldemar Henrique

As Aventuras do Boi Frederico na COP 30

O espetáculo combina a tradição do boi-bumbá ao melodrama fantástico, abordando educação ambiental. A narrativa acompanha a viagem de Catirina e do Boi Frederico até Belém, usando humor e poesia para tratar da preservação das florestas, energia renovável e redução de gases de efeito estufa.

Convidada: Ariane do Socorro Costa Caldas

Horário: 15:30

Onde: Teatro Waldemar Henrique

OFICINA

Comunicação socioambiental na prática

Atividade voltada a organizações, coletivos e ativistas que desejam fortalecer sua imagem pública e gerar impacto com poucos recursos, compartilhando estratégias práticas de comunicação, reputação, storytelling, mobilização em rede e captação de dados para ações sustentáveis.

Convidadas(os): Lucius Artes, Bebel Ecologia e Gabi Brasiliae

Horário: 16:00

Onde: ICA

ESPETÁCULO MUSICAL

Despertar das lendas

A apresentação é um ato de resistência e celebração da cultura popular amazônica, unindo música, performance e percussão para denunciar a destruição ambiental e ameaças aos rios e territórios. Ritmos como carimbó, lundu e batuques afroamazônicos revelam uma cultura viva, conectando passado e presente.

Convidada: Associação Cultural Iaçá

Horário: 18:00

Onde: Teatro Waldemar Henrique

RODA DE CONVERSA

Adaptação climática nos territórios

Especialista comentam sobre como as políticas globais e nacionais de adaptação devem chegar aos locais.

Convidadas(os): Integrantes do grupo de trabalho de Adaptação do Observatório do Clima

Horário: 18:00

Onde: ICA

CINE CENTRAL

Lançamento do documentário Thutalinãnsu

O documentário conta a história de uma associação indígena de mulheres de Mato Grosso, que atua na elaboração de propostas para o enfrentamento a emergência climática.

Convidadas: Helena Corezomaé, Suyani Terena, Jessica Yiskah e Luciana Huni Kuin

Horário: 20:00

Onde: ICA