O Observatório do Clima divulgou nesta terça-feira (8) o resultado final do Edital Público de Seleção de Propostas Culturais da Central da COP. Lançado em agosto, o edital recebeu 277 inscrições de interessados em integrar a programação paralela da COP30, em Belém. Antes previsto para sair no dia 25 de setembro, o resultado foi adiado pela grande adesão.
A iniciativa selecionou propostas artísticas e culturais que dialogam com o clima, a cultura e a comunicação, incentivando novas formas de refletir sobre a crise climática. Foram escolhidos 28 projetos em diferentes formatos: 8 peças teatrais, 6 performances artísticas, 5 espetáculos musicais, 5 oficinas, 3 exibições de filme e 1 exposição artística

A divulgação dos resultados, inicialmente prevista para 29 de setembro, foi adiada para 8 de outubro
Entre os selecionados estão a peça “Caldeirada Amazônica – A Themonização da Bella É Poc”, o espetáculo musical “Despertar das Lendas”, a oficina “Letramento Indígena no Contexto da Amazônia” e a performance “Entre Águas, Palavras, Rios e Partilhas”.
As atividades selecionadas farão parte da programação da Central da COP, que acontecerá de 10 a 21 de novembro em dois espaços da capital paraense: o Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA) e o Teatro Waldemar Henrique.
A banca avaliadora foi composta por profissionais com ampla trajetória nas áreas de cultura, arte e meio ambiente da Amazônia e também técnicos do Observatório do Clima.A lista final de propostas selecionadas você confere aqui.