Editorial

O Central da COP é um site publicado pelo Observatório do Clima em parceria com sua rede de organizações que combatem as mudanças climáticas

Colunistas

A aposta no sistema tático 1,5ºC

Central da COP reúne organizações do Observatório do Clima para explicar o mundo da política climática a um ano da COP30

O Brasil é o único país pentacampeão de futebol masculino no mundo. E é também o país – fora a Noruega – com a maior proporção de fontes renováveis em sua matriz de eletricidade. A Noruega, por sua vez, é o país onde nasceu o artilheiro Haaland, que joga no Manchester City. Mas o Brasil é a casa do defensor Chico Mendes, ícone da luta ambiental.

Confuso? Então seja bem vindo ao Central da COP, o site lançado nesta semana, pelo Observatório do Clima, para reunir notícias sobre a Conferência das Partes organizada anualmente pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a UNFCCC. Sendo mais específico: um site com tudo o que diz respeito às próximas COPs do clima, mas escrito com a linguagem inflamada do futebol. É VAR em declaração de político, cartão vermelho em tentativa de greenwashing, gol de placa na redução do desmatamento. Não gostou? Então pega a bola e faz melhor.

Uma montagem com os craques que jogam no time dos sonhos da Central da COP

O Central da COP é um site coletivo, feito em parceria com as várias organizações da rede do Observatório do Clima. O assunto é energia? Para isso teremos textos assinados pela equipe do Iema, o Instituto de Energia e Meio Ambiente. Mobilização política? Por que não recorrer a um artigo do Greenpeace ou do 350? A lista de possibilidades é extensa. O site será editado pelo jornalista Roberto Kaz, que trabalhou nos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e na revista piauí. O projeto gráfico é do designer Rodrigo Bento.

Para além das reportagens, e de uma Copa do Mundo para premiar o país com o plano mais ambicioso de redução de emissões, o Central da COP terá seis colunas de opinião, aqui listadas:

  • Autoridade Climática – sobre clima e povos indígenas, pela liderança indígena Sineia Wapichana
  • Linha de Impedimento – sobre justiça climática e desigualdade, pela administradora pública Thaynah Gutierrez
  • Diário de Belém – sobre a preparação da cidade que sediará a COP 30, pela equipe do Imazon
  • COP Sub-30 – sobre futuro e juventude, pela equipe do Engajamundo
  • Pode isso, Claudio? – sobre política climática, pelo jornalista Claudio Angelo
  • Fala, Galvão! – sobre ciência climática, pelo cientista Ricardo Galvão

Galvão, ele sentiu: o cientista Ricardo Galvão trará atualizações mensais sobre a ciência climática

Por fim, o Central da COP será também um projeto para além do site, que contará com encontros mensais, para que a rede do Observatório do Clima elabore, junta, uma estratégia de demandas da sociedade civil para a COP 30, a ser realizada em 2025 na cidade de Belém, no Pará. “A proposta é juntar os esforços de atuação política com informação de qualidade a partir de algo que todo brasileiro entende, e ter isso num lugar só”, diz um dos idealizadores da Central da COP, o gestor ambiental JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza do Instituto Alana.

“Vamos fazer mais bonito que a seleção do Dorival, o que francamente não será difícil”, acrescenta o coordenador de Comunicação do Observatório do Clima, Claudio Angelo.”Mas, para além disso, este será um espaço de criação coletiva e experimentação com linguagem, para realmente aproximar das pessoas o mundo alienígena das COPs.”