Notícia ruim para o sócio-torcedor, mas boa para a educação ambiental: devido ao sucesso de público e crítica, a caixa da Estação Central da COP está com a distribuição esgotada. Foram 1 300 caixas enviadas gratuitamente ao longo de dois meses para escolas, organizações não governamentais e coletivos em mais de 200 cidades, em todas as regiões do Brasil. A maior parte das estações foram pedidas através de um formulário disponível no site da Central da COP. Duas centenas foram distribuídas a escolas da rede pública do Pará, estado-sede da COP.
À luz desse bem vindo quadro de escassez, os materiais didáticos da Estação Central da COP passam a estar disponíveis, a partir de agora, também em versão online. “Nossa ideia, quando pensamos na Estação Central da COP, era a de ampliar a circulação de informações relevantes e confiáveis sobre as mudanças climáticas, mas de uma maneira leve e lúdica, para fortalecer o protagonismo dos jovens na defesa do meio ambiente. Sinto que conseguimos, e seguimos com essa missão ao disponibilizar o material no site”, explica Joana Amaral, coordenadora de engajamento e mobilização do Observatório do Clima.
As quatro principais publicações da Estação Central da COP podem ser baixadas nos links disponíveis abaixo
O material disponibilizado conta com quatro publicações feitas pelo Observatório do Clima, todas com farta bibliografia científica e amplamente ilustradas. São elas:
“Acordo de Paris – um guia para os perplexos”: um beabá do que é uma COP, explicando também a importância da assinatura do Acordo de Paris, ocorrido em 2015, durante a COP21, na França. Disponível aqui.
“Eunice – um guia ilustrado sobre a crise climática”: um manual com absolutamente tudo o que você sempre quis saber clima – das causas científicas às lutas políticas, dos acordos multi-laterais aos impactos econômicos, passando ainda pelas variações de temperatura ao longo da pré-história e pelos caminhos que nos aguardam no futuro. Um trabalho criterioso, feito a dezenas mãos ao longo de oito anos. Disponível aqui.
“Almanaque do clima para não entrar em pânico”: um texto didático-pedagógico voltado ao público infantojuvenil, contendo os conceitos fundamentais para entender as mudanças climáticas. Disponível aqui.
“Álbum de Figurinhas da Central da COP”: um álbum de figurinhas daqueles de Copa do Mundo, mas só com fotos e descrições dos craques da luta socioambiental. Uma publicação com linguagem de futebol, feita para quem quer entender o que estará em jogo na COP30. Disponível aqui.
A Estação Central da COP é um convite para que educadores de todo o Brasil instiguem os estudantes, sobretudo dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio, a transformar as escolas e espaços educativos em geral em um espaço de informação, formação e debate sobre a COP30 e as mudanças do clima.